Rebrief
Nesta parte do trabalho escolhi uma das campanhas analisadas anteriormente para fazer um rebrief.
Indicação da campanha selecionada e justificação
Escolhi a campanha "I'd Like to Buy the World a Coke", da Coca-Cola, para realizar um rebrief porque considero, na minha visão, ser um grande marco para publicidade e um exemplo do poder da comunicação emocional nas marcas. A campanha transmitiu uma mensagem de paz, união e otimismo, como falei anteriormente, transformando a Coca-Cola num símbolo de conexão entre as pessoas. Contudo, apesar de todo o impacto, não só desta mas de outras campanhas também, o mundo mudou significativamente desde o seu lançamento e um rebrief poderia tornar a mensagem da campanha ainda mais relevante com algumas mudanças, tendo em conta os desafios da atualidade.
Um dos principais motivos que me fiz escolher esta campanha foi a necessidade de a modernizar e mudar a abordagem para o público de hoje em dia. A ideia de tornar o mundo num lugar unido e em harmonia ainda é valorizada, apesar dos acontecimentos dos últimos anos, políticos e ambientais, mas a forma como as pessoas se conectam hoje é muito diferente do que era nos anos 70. Hoje em dia, com as redes sociais, o alcance de uma marca é muito maior, o que permite à Coca-Cola envolver o seu público de forma mais interativa e participativa nas suas ações.
Além disso, um aspecto que pode ser atualizado é a representação da diversidade cultural. Embora a marca já tenha sito inovadora ao envolver jovens de diferentes nacionalidades no vídeo, na atualidade as pessoas prezam por uma inclusão ainda maior, não só em nacionalidades mas, em pessoas diferentes, com características diferentes, identidades opostas, pessoas de outras raças e crenças, histórias de vida e lutas diferentes, muito mais do que uma simples nacionalidade.
Outro fator muito valorizado pelas pessoas é a questão da sustentabilidade, responsabilidade social e alteração climática. Em 1971 a Coca-Cola promovia a conexão entre as pessoas e a felicidade como foco principal, mas atualmente, um valor muito importante para uma marca é o seu compromisso com questões ambientais e sociais. Um rebrief nesse sentido também era interessante, juntando a união das pessoas a iniciativas sustentáveis, associando a marca a esse propósito, o que é bastante positivo.
Em suma, transformar a campanha permitiria que a Coca-Cola reafirmasse o seu papel como uma marca mundialmente relevante e atemporal, preocupada com questões sociais e ambientais e ainda preocupada em unir as pessoas por boas causas, principalmente num mundo atual onde uma mensagem positiva e inspiradora é cada vez mais precisa.
Tendo em conta todos estes fatores, penso que a marca conseguiria ter um grande sucesso ao refazer a campanha de acordo com os temas vividos na atualidade e seria abraçado pelo público, daí ter escolhido esta campanha.