Campanhas escolhidas
Analisei várias campanhas icónicas entre os anos 50 e 90 e selecionei duas que achei serem impactantes e que passassem uma mensagem inspiradora.

Apple - "Think Different"
Escolhi falar da campanha "Think Different" da Apple porque representa um ponto de viragem para a marca (Escaesco, 2023). Foi lançada em 1997, tirou a Apple de uma crise financeira e ajudou a definir o seu estilo visual. Ao invés de se focar apenas nos produtos, a marca tentou destacar-se através dum posicionamento como uma marca para visionários, criadores e inovadores. A campanha foi um sucesso e criou uma conexão emocional forte com os consumidores, associando assim a marca a figuras históricas como Albert Einstein, Gandhi, Martin Luther King Jr. e John Lennon (Gonçalves, 2024). Assim, transmitiu a mensagem de que a Apple era para aqueles que pensavam "fora da caixa". Além disso, considero, para mim, o slogan "Think Different" um dos mais memoráveis da história da publicidade, e que até hoje influencia a identidade da marca, daí ter escolhido falar desta campanha.

Coca-Cola - "I'd like to buy the world a coke"
A campanha "I'd Like to Buy the World a Coke" da Coca-Cola foi uma escolha interessante por toda a relevância que teve a nível cultural e histórico. Foi lançada em 1971 e ficou marcada na história da publicidade por ser um dos primeiros exemplos de publicidade global que abordou temas como a paz, a união e a harmonia, num período de tensões políticas e sociais (TheBrandHopper, 2024). A mesma tornou-se um símbolo de uma era em que as marcas começaram a lidar com questões sociais ao utilizarem uma mensagem positiva para promover os seus produtos. O jingle criado tornou-se também num sucesso e todo o conceito de união e de um mundo unido em torno de um simples gesto, compartilhar uma Coca-Cola, criaram uma forte conexão emocional com as pessoas (PapersOwl, 2024). Assim sendo, foi uma campanah que me chamou muito à atenção, por toda a sua história e pela bonita mensagem que transmite.